Junte-se a outros seguidores e receba conteúdo e informações relevantes sobre Gestão de Dados

Escrever um livro que tem por objetivo introduzir uma disciplina que ainda se encontra em estágios iniciais de adoção no Brasil não é uma tarefa fácil. Os países mais maduros no uso da disciplina de Gestão de Dados possuem dezenas de publicações especializadas sobre o assunto. Já aqui no Brasil, a carência de publicações nacionais dedicadas exclusivamente ao assunto “Gestão de Dados” é notória.

Certamente, esta é umas das principais razões que contribuem para o atraso no desenvolvimento desta disciplina no nosso país. A constatação deste atraso foi à principal razão que me convenceu da necessidade em escrever este livro.

O conteúdo deste livro é introdutório e tem como principal propósito levar aos leitores os principais conceitos e propostas da Gestão de Dados que podem ser aplicadas de forma imediata nas empresas brasileiras.

A Gestão de dados se propõe a fornecer subsídios para que as empresas realmente utilizem os dados e informações como ativos de valor estratégico.Boa parte do conteúdo deste livro fará referência ao guia DAMA-DMBOK® publicado pela DAMA® – Data Management International, entretanto, o livro não aprofundará o conteúdo de todas as funções vigentes no guia e também não pretende ser uma simples cópia de conteúdo do mesmo.

Recomendo a leitura do livro de forma sequencial desde a sua introdução, onde é passada um breve histórico da utilização da Gestão de Dados no Brasil.

Logo após, os capítulos iniciais do livro levam ao leitor conceitos básicos sobre a Gestão de Dados, suas principais características, conceitos, definições, papéis e uma visão geral do principal documento de referência em Gestão de Dados – O guia DAMA-DMBOK®.

A parte intermediária do livro é dedicada aos estudos das principais funções em Gestão de Dados entre elas: Modelagem de Dados, Governança de Dados, Arquitetura de Dados, Gestão de Dados Mestres e Dados de Referência e Qualidade de Dados.Após o detalhamento das principais funções de Gestão de Dados.

Os leitores também terão a oportunidade de conhecer a filosofia da Gestão de Dados Moderna nos capítulos finais do livro. Esta filosofia é focada na conduta comportamental dos profissionais que atuam na área bem como prega o entendimento que os principais ativos da empresa são os três a seguir: Pessoas, Dados e Recursos Financeiros.

Por fim, o livro é encerrado em um capítulo dedicado a Carreira do Gestor de Dados. Neste capítulo, o leitor terá acesso as principais informações deste mercado de trabalho, organizações que atuam na área de Gestão e Governança de Dados, bem como informações úteis sobre as certificações profissionais desta área.

Gestão e Governança de Dados

Promovendo dados como ativo de valor nas empresas

Nota do autor:

1 - Conceitos Básicos

2 - Gestão de Dados

3 - Papéis Envolvidos na Gestão de Dados

4 - Estabelecendo a Gestão de Dados nas empresas

5 - Visão Geral do Guia DAMA-DMBOK

6 - Governança de Dados

7 - Modelagem de Dados

8 - Arquitetura de Dados

9 - Gestão de Dados Mestres e Referência

10 - Qualidade de Dados

11 - Gestão de Dados Moderna

12 - Boas Práticas da Gestão de Dados Moderna

13 - Desenvolvimento Profissional

Anexos - Resumo das funções do Guia DAMA-DMBOK

Sumário do livro:

Onde comprar:

Amazon
Saraiva
Submarion

Você será incluido(a) na Newslleter da BLR DATA

© 2017 By BLR DATA

Entre em contato:

Acompanhe nas redes sociais: